sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Questões acerca da visualização do video sobre a reprodução das lesmas

Eis o vídeo em questão:



1. Por que razão a conquista do ambiente terrestre pelos animais foi acompanhada pela alteração na reprodução ?

Resposta - A reprodução realizada num ambiente aquático apenas necessita da libertação dos gâmetas, pois a água faz com que estes se encontrem e se unam. Quando ocorreu a conquista terreste pelos animais, algumas novas técnicas de reprodução foram adoptadas, pois agora não tinham a água para simplesmente libertarem os gâmetas e esperar que algo acontecesse. Então, estas novas técnicas foram adoptadas de modo a que ainda pudesse ocorrer a união dos gâmetas e ocorrer, assim, a fecundação.

2. Classifica a reprodução evidenciada no filme.

Resposta - As lesmas são seres vivos hermafroditas (bissexuais – possuem simultaneamente os dois tipos de gâmetas), neste caso são insuficientes, visto que a fecundação ocorre entre gâmetas de indivíduos diferentes. O tipo de reprodução que ocorre nestes animais é uma reprodução sexuada e de fecundação interna, devido à necessidade de um segundo indivíduo para ocorrer fecundação (assegurando-se, assim, uma maior variabilidade genética nos descendentes) e de esta se realizar no interior dos organismos.

3. Indica estratégias comportamentais utilizadas pelas lesmas e que foram observadas no filme.

Resposta - As estratégias usadas pelas lesmas são o facto de, ao se movimentarem, deixarem um rasto pegajoso com um odor específico para que outra lesma possa seguir esse mesmo rasto, mostrando assim interesse no acasalamento; o facto de se enrolarem uma na outra num ramo de uma árvore, de modo a sentirem-se mais seguras e, finalmente, o facto de o órgão sexual masculino sair completamente, para, assim, ocorrerem trocas de gâmetas entre as duas lesmas.

O que são o androceu e o gineceu?

O androceu é o conjunto dos estames, ou seja, é o aglomerado dos órgãos reprodutores masculinos da flor. Esta estrutura tem a função de produzir os grãos de pólen. Esta palavra deriva do grego andrós que significa "homem" (elemento masculino) + oikos que significa "casa"



O gineceu é o conjunto dos carpelos, sendo, então, o conjunto dos órgãos reprodutores femininos. Contém os estigmas, os estiletes e os ovários. Pode ser constituído por um único carpelo ou vários. Esta palavra referia-se à divisão existente nas casas da antiga Grécia, que era reservada às mulheres.