quarta-feira, 3 de junho de 2009

Como se determina a dureza de um material?

A determinação da dureza de um material é feita relativamente à escala de Mohs. Esta escala vai de 1 a 10, começando no Talco (menos duro) e terminando no Diamante (mais duro).

Antes da amostra ser submetida aos testes de dureza utilizando a escala de Mohs, pode determinar-se a sua dureza relativa através de outros processos como a risca efectuada com a unha, a moeda, o canivete e a lima de aço, para um material menos duro, e verificar se o material risca o vidro, para o caso de ser um material mais duro.

Caso tenhamos duas amostras e queiramos comparar a sua dureza, verificamos que, se um material A risca um material B, mas o B não risca o A, então, o material A é mais duro que o material B. Se se riscarem mutuamente, podemos concluir que o seu grau de dureza é o mesmo.

Na escala de Mohs, um termo 7 irá riscar um termo 6 sem ser riscado por ele, sendo que o grau de dureza desta escala aumenta de 1 para 10.

Num exemplo prático:

Suponhamos que o material A tem uma dureza de grau 4 sem que nós saibamos disso.

Com os testes anteriormente realizados, verificámos que o material não é riscado pela unha nem pela moeda, mas é riscado pelo canivete. Estes resultados permitem-nos localizar o material num intervalo de dureza de 3 a 5.

Ao utilizar a escala de Mohs, testa-se primeiro o material com o termo de maior dureza para evitar o desgaste dos materiais da escala. Neste caso, começaríamos por verificar se o material A é riscado pelo termo 5 da escala. Se for riscado por este, mas não o riscar, passamos ao termo 4 e fazemos o mesmo teste. Ao ser riscado pelo termo 4 e riscá-lo também, poderíamos, então, concluir que o material tem um grau de dureza 4.

Fonte:

Da Silva, Amparo Dias - Terra, Universo de Vida - Geologia 11º Ano

Sem comentários: