domingo, 22 de março de 2009

“Melamina? Não será melanina?”

Pois bem, já fomos abordadas por muitas pessoas se melamina será mesmo o nome correcto do nosso trabalho. Algumas corrigem-nos dizendo mesmo: “É melanina, não é melamina.”

Para que não surjam mais confusões, o nosso tema é, sim, melamina. Não nos enganámos. Melanina é algo totalmente diferente. Vamos falar um pouco mais de ambas e perceber (e ajudar os outros a perceberem também) que melanina e melamina são coisas muito diferentes.

Comecemos pela melanina.

A melanina é um pigmento produzido por uma célula do nosso corpo – melanócito, que se encontra na parte inferior da epiderme – e cuja função é proteger os seres vivos que a possuem dos raios ultravioletas.

Este pigmento pode ser encontrado nos seres vivos dos reinos Animalia, Plantae e Protista.

É a melanina que confere pigmentação à pele, aos olhos e aos cabelos dos mamíferos. A falta de melanina dá origem a uma condição denominada albinismo. Outra doença que envolve a melanina é a vitiligem (ou vitiligo) - doença caracterizada pela despigmentação da pele e pêlos correspondentes, o que provoca o aparecimento de manchas claras. A variação da concentração de melanina no epitélio pigmentar da íris também causa uma característica ocular muito rara e curiosa, o facto de algumas pessoas (ou animais) terem olhos de cores diferentes.

O pigmento é originado a partir da polimerização do aminoácido tirosina, passando de um aminoácido incolor a um pigmento castanho. A tirosina polimerizada deposita-se em vesículas denominadas melanomas, as quais se deslocam pelos prolongamentos citoplasmáticos dos melanócitos, de célula para célula.

Quanto à melamina, é de referir que é uma substância tóxica utilizada no fabrico de resinas e colas, por isso mesmo é que a presença dela no nosso organismo pode ser muito prejudicial.

É usada também noutros materiais. Para mais informações em que é usada a melamina, pode encontrar nesta entrada de blogue.

Tornou-se muito mais “famosa” após o “escândalo” da sua presença nos leites chineses que mataram crianças e colocando um maior número de crianças gravemente doentes.

A melamina é nociva se for ingerida, inalada ou absorvida através da pele. A exposição crónica a este composto químico pode causar cancro ou danos reprodutivos. É também irritante para a pele, olhos e vias respiratórias.

Os cientistas da FDA (Food and Drug Administration) dizem que, quando a melamina é absorvida e entra na corrente sanguínea, ao se concentrar e interagir com os tubos renais, cheios de urina, cristaliza e dá origem a um grande número de cristais amarelos e redondos que, por sua vez, bloqueiam e danificam as células renais presentes nestes, causando um mau funcionamento dos rins.

Podem ver aqui um vídeo sobre a melamina.

Como podem ver, são coisas diferentes. Enquanto uma faz parte de nós e protege-nos, a outra é tóxica e causa-nos graves problemas. Agora já não nos podem dizer que nos enganamos no tema, pois não?

Fontes:

Notícias RTP

Wikipedia - Melamina

Wikipedia - Melanina

Alunos Online - Melanina

Médicos de Portugal