domingo, 11 de janeiro de 2009

Invaginação - O que é? E o que significa "autogenético"?

Invaginação

Invaginação é uma palavra com vários significados. Porém, em biologia, apenas um se aplica na matéria de momento leccionada.

A invaginação consiste, basicamente, em dobras da membrana celular para o interior da célula. É uma penetração natural de uma formação de células num conjunto com cavidade ou depressão, no interior de outra zona celular do mesmo órgão.



Autogenético

Um organismo autogenético apresenta uma reprodução em que apenas um indivíduo é interveniente, ou seja, realiza uma reprodução assexuada. O termo autogenético também se pode referir a um organismo que realiza uma geração espontânea de outros novos organismos.

Modelo Autogénico

"O sistema membranar das células eucarióticas terá evoluído a partir de invaginações especializadas da menbrana citoplasmática de células procarióticas ancestrais. Essas invaginações terão acabado por se isoloar, dando origem a menbranas internas; algumas terão rodeado porções de DNA que abandonaram o núcleo, originando as mitcôndrias e os cloroplastos. Este modelo é apoiado pelo facto das membranas intracelulares das células eucarióticas manterem a mesma simetria que se verifica na membrana citoplasmática - a face voltada para o interior dos compartimentos intracelulares é semelhante à face externa da menbrana citoplasmática e a face voltada para o hialoplasma é semelhante à face interna da membrana citoplasmática." Returado de: Osório, Lígia Silva - Preparar os Testes- Biologia 11ºano (Areal Editores)

Fonte:

Dicionário da Língua Portuguesa

1 comentário:

António Varela disse...

Ver melhor o conceito geral de autogénico.