A melamina é um composto orgânico, que pode também ser designada, segundo o sistema de nomenclatura, como 1,3,5-Triazina e 2,4,6-Triamina. É considerada como um trímero de cianamida (ou seja, possui três unidades de cianamida unidas em forma de anel). É um composto azotado, tal como as proteínas, devido essencialmente à elevada concentração de azoto que possui.
Veremos agora algumas propriedades desta substância alcalina:
· Fórmula química: C3H6N6
· Baixa massa molecular: 126,12 g/mol
· Densidade: 1574 kg/m3
· Um ponto de fusão na ordem dos 350ºC
· Solubilidade em água igual a 3,1 g/L (20ºC)
Esta substância é descrita como sendo nociva, no caso de ser ingerida, inalada ou até mesmo absorvida, nomeadamente através da pele. Devido a uma das suas propriedades (a baixa solubilidade) a melamina contém uma dose tóxica elevada.
A melamina, quando combinada com formaldeído, é usada para a produção de resina melamínica (polímero sintético com resistência ao fogo e ao calor, sendo um material bastante versátil e estável), essencial na produção de novos elementos.
A melamina pode então ser usada no fabrico de colas, plásticos, resinas e papel, bem como na elaboração de azulejos, utensílios de cozinha, filtros comerciais e retardadores de incêndio.
Também é usada em luvas resistentes ao calor e em camisas térmicas, essenciais na prevenção de queimaduras. Por esta mesma razão, este é o material usado na confecção das roupas dos bombeiros, uma vez que estes se aproximam das chamas e do calor.
Fontes:
http://www.sciencebase.com/science-blog/melamine-in-milk.html
http://loja.inexistencia.com/glossario.aspx
http://pt.wikipedia.org/wiki/Melamina
http://www.wisegeek.com/what-is-melamine.htm
domingo, 30 de novembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário